Proteção animal vira causa de emergência climática

Pela primeira vez, os direitos dos animais são reconhecidos oficialmente nas diretrizes nacionais de enfrentamento à crise climática. Avanço foi garantido na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

Em uma decisão histórica, a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente incluiu, pela primeira vez, a pauta dos direitos dos animais entre as diretrizes nacionais de combate à crise climática. A conquista marca um novo momento para a causa animal no Brasil, reconhecendo sua relevância direta na construção de políticas ambientais sustentáveis e inclusivas.

A delegação da causa animal, da qual a organização Animal Equality Brasil fez parte, conseguiu aprovar oito propostas no documento final da conferência. Uma delas, a criação da Política Nacional de Direitos dos Animais, foi a 4ª mais votada entre centenas de propostas analisadas, e passou a integrar o grupo das 10 principais prioridades para implementação nos próximos anos.

Além das propostas, também foram aprovadas duas moções importantes para a causa: incentivo às proteínas vegetais e enfrentamento da emergência climática com proteção animal. Esses reconhecimentos reforçam a necessidade de repensar o sistema alimentar como estratégia fundamental na luta contra a crise climática.

A organização atua com foco na proteção dos animais explorados para consumo, e reforça que mudanças nos hábitos alimentares — como a redução do consumo de produtos de origem animal — também fazem parte do enfrentamento à crise climática. A campanha Love Veg, promovida pela ONG, incentiva uma alimentação livre de crueldade como forma de contribuir com a causa.

Outra organização que atua na intersecção entre direitos animais e sustentabilidade é a Alianima (alianima.org), organização sem fins lucrativos que também defende políticas públicas para uma transição alimentar justa e ética, com impacto positivo para os animais, o meio ambiente e a saúde pública.

A aprovação das propostas na conferência reforça a importância de integrar a pauta animal aos debates ambientais e climáticos, reconhecendo que o bem-estar animal está intrinsecamente ligado à saúde do planeta.

Para saber mais, acesse Animal Equality Brasil.

(Redação ONG News)

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias

plugins premium WordPress