A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um edital que vai financiar projetos liderados por organizações da sociedade civil no enfrentamento à desinformação relacionada às mudanças climáticas. A iniciativa faz parte da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima.
Podem participar organizações sem fins lucrativos com pelo menos dois anos de registro formal e atuação comprovada. Os projetos selecionados receberão apoio financeiro que varia de US$ 30 mil a US$ 150 mil.
A Iniciativa é resultado de uma parceria entre o governo brasileiro, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Departamento de Comunicação Global das Nações Unidas. A chamada busca enfrentar a crescente disseminação de desinformação que atrasa ou inviabiliza ações climáticas urgentes.
O edital busca projetos que atuem em três frentes principais:
- Produção de evidências sobre como a desinformação impacta a percepção e as políticas sobre mudança climática;
- Desenvolvimento de estratégias de comunicação baseadas em dados para combater a desordem informacional;
- Apoio ao jornalismo investigativo que desmonte campanhas enganosas e amplie a compreensão pública sobre o tema.
Com forte ênfase no Sul Global, a ONU estimula a candidatura de organizações que atuam em diferentes idiomas e que integrem redes regionais ou internacionais. A intenção é formar uma rede global de organizações comprometidas com a integridade informacional e a formulação de recomendações para políticas públicas eficazes.
As propostas selecionadas também participarão dessa rede internacional, colaborando na construção de soluções para um problema que afeta a resposta global à emergência climática.
As inscrições estão abertas até o dia 6 de julho, e podem ser feitas aqui. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail: infointegrityclimate@unesco.org.
(Redação ONG News)