Instituto Pró-Cidadania promove seminário sobre ouvidorias

Evento em Maceió reunirá especialistas do Brasil e da América Latina para discutir o fortalecimento dos canais de defesa dos direitos da população
Pexels

O Instituto Brasileiro Pró-Cidadania realizará, entre os dias 26 e 28 de agosto, em Maceió (AL), dois encontros voltados ao debate sobre o papel das ouvidorias na garantia de direitos e no aprimoramento dos serviços prestados à população. A programação inclui o 18º Seminário Nacional “Ouvidores & Ouvidorias” e o 8º Seminário Internacional “Ouvidores, Defensorías del Pueblo & Ombudsman”, que terão como tema “Um encontro de todas as vozes”.

O evento acontecerá no Hotel Ritz Lagoa da Anta e deve reunir ouvidores, defensores públicos, gestores, pesquisadores e representantes de instituições do Brasil e de outros países da América Latina. A proposta é discutir caminhos para fortalecer esses canais de escuta e ampliar sua capacidade de atender às demandas da sociedade.

Embora sejam frequentemente associadas ao recebimento de reclamações, as ouvidorias desempenham funções que vão além do atendimento ao cidadão. Esses espaços atuam na mediação de conflitos, no acompanhamento de demandas e na identificação de problemas que impactam a qualidade de serviços públicos e privados. Em muitos casos, são responsáveis por transformar manifestações individuais em melhorias que beneficiam um número maior de pessoas.

Ao longo dos três dias de programação, os participantes discutirão temas relacionados à transparência, acesso à informação, participação social, governança e resolução de conflitos. Também estarão em pauta experiências nacionais e internacionais voltadas à modernização das ouvidorias e ao fortalecimento de sua atuação junto à população.

Entre os palestrantes confirmados estão o ex-ministro da Educação e ex-governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque; a presidente do Instituto Latinoamericano del Ombudsman/Defensorías del Pueblo (ILO), Amelia López; o presidente da Alianza Global del Ombudsperson Local (AGOL), David Bondia; e o diretor-geral da Escola Nacional da Defensoria Pública da União, Diego de Oliveira.

A realização do seminário ocorre em um momento em que cresce a discussão sobre mecanismos de participação cidadã e fiscalização dos serviços oferecidos à população. Nesse contexto, as ouvidorias vêm sendo apontadas como instrumentos importantes para aproximar instituições e cidadãos, além de contribuir para a identificação de falhas e para o aprimoramento de processos internos.

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site do Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, onde também está disponível a programação completa.

(Redação ONG News)

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias