O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) estendeu até o dia 11 de agosto o prazo de inscrições para o Prêmio Brasil Sem Fome. A iniciativa, realizada em parceria com o Banco Mundial e o Ministério da Saúde, busca reconhecer e valorizar ações públicas que promovam o direito à alimentação saudável, especialmente em regiões com maior vulnerabilidade social.
Voltado a órgãos públicos municipais, estaduais e do Distrito Federal, o prêmio está organizado em três categorias principais: Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional; Bom Funcionamento das Instâncias do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional.
Além de destacar experiências bem-sucedidas, o Prêmio Brasil Sem Fome tem como meta incentivar a estruturação do Sisan nos territórios. Entre os objetivos estão a divulgação de boas práticas, o estímulo a políticas públicas efetivas, a troca de experiências entre gestores, o fortalecimento do monitoramento da segurança alimentar e o incentivo à adesão dos municípios ao sistema.
Serão premiados cinco estados e/ou o Distrito Federal na categoria de Redução da Insegurança Alimentar. Na categoria de Bom Funcionamento do Sisan, serão reconhecidos 15 municípios e cinco estados ou DF. Já em Boas Práticas de Combate à Fome, a premiação contempla 20 municípios e cinco estados ou DF.
Além da premiação, os projetos vencedores e aqueles que atingirem pelo menos 50% da pontuação máxima participarão de uma publicação digital coordenada pela Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome (SECF), contribuindo para a disseminação de estratégias que fortalecem o enfrentamento à fome no país.
As inscrições podem ser feitas aqui.
(Redação ONG News)