Guia orienta ativistas sobre segurança, cultura e espaços em Belém

Material reúne orientações de segurança, glossário e informações sobre espaços paralelos da conferência
Ilustração do Guia
Ilustração do Guia

O Comitê COP30 lançou um Guia de Segurança para Ativistas em Belém, documento que reúne orientações práticas para quem participará da conferência climática da ONU e de seus eventos paralelos, entre 10 e 21 de novembro.

O material, assinado pela coalizão que reúne diversas organizações da sociedade civil, propõe uma leitura acessível e didática sobre como circular com segurança, compreender a estrutura da conferência e aproveitar a programação cultural da cidade durante o evento.

Além das recomendações sobre segurança física, digital e emocional, o guia explica o funcionamento dos espaços oficiais e alternativos da COP30, tais como a Zona Azul (onde ocorrem as negociações entre governos), a Zona Verde (destinada a organizações e público geral) e o Espaço a Imprensa.

Outro destaque é a lista de espaços da sociedade civil para serem visitados durante esses dias, como a COP do Povo (@copdopovo), a Cúpula dos Povos (@cupuladopovoscop30), a Casa das ONGs (@abong_osc), a Free Zone (@freezonecop30), a Embaixada dos Povos (@embaixadadospovosoficial) e a Yellow Zone (@copdasbaixadas).

Eventos paralelos e atividades abertas ao público também são apresentados aos visitantes, além de um glossário de termos climáticos, pensado para ajudar militantes e comunicadores populares a compreender a linguagem técnica das negociações internacionais. Há ainda um roteiro cultural com sugestões de espaços artísticos, gastronômicos e comunitários em Belém.

Para conferir as dicas sobre autocuidado e direitos, acesse gratuitamente o Guia em: https://comitecop30.org/nossachance/

(Adriana Silva, enviada especial para a COP 30)

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias

plugins premium WordPress