Vozes da Natureza é lançado na Feira do Livro no Pará

O Guia de Possibilidades Pedagógicas do UNICEF foi lançado em Belém, na abertura do evento no Centro de Convenções Hangar

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou, no último sábado (17), na abertura da Feira Panamazônica do Livro, o Guia de Possibilidades Pedagócias “Deixa que eu Conto: Vozes da Natureza”. O Deixa que eu Conto é uma iniciativa do UNICEF no Brasil e tem por objetivo levar, para cada menino e menina, histórias, brincadeiras e curiosidades a partir de 30 podcasts, resultado de um trabalho extenso de pesquisa e registro das histórias brasileiras.

O lançamento aconteceu em articulação com a Secretaria Estadual de Educação e as histórias foram apresentadas para cerca de 100 crianças presentes na feira. A publicação, que irá servir de apoio para as ações de formação e de práticas pedagógicas na educação infantil e alfabetização, está em sua segunda edição e tem por foco a Amazônia. De acordo com a especialista em educação infantil Carolina Velho, “a iniciativa Deixa que eu Conto visa convocar as crianças à cocriação e à imaginação para serem protagonistas do seu desenvolvimento e de suas aprendizagens”.

Funcionária do UNICEF mostra publicações para frequentadoras de uma feira de livros
UNICEF/BRZ/Luiz Marques

A proposta do Deixa que eu Conto se deu a partir de pesquisas desenvolvidas junto à educação infantil no Brasil, que revelaram dados desafiadores em relação às práticas pedagógicas dos profissionais. De acordo com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, em um levantamento feito em cerca de 3,5 mil turmas em todo o país, entre creches e pré-escolas, 55% não tinham leitura de livros ou contação de histórias. Outro dado preocupante é que em 42% dessas turmas não eram dadas oportunidades para brincadeiras livres.

Neste sentido, foram feitas recomendações para que estes e outros achados para melhoria da qualidade da oferta educação infantil no país. Entre elas estão planejar experiências diversificadas e lúdicas em que as crianças sejam protagonistas do aprendizado; investir em momentos como ampliação de movimentos, leitura de histórias e brincar livre; e estabelecer uma cultura permanente de acompanhamento da qualidade infantil.

Fonte: UNICEF

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias

plugins premium WordPress