UNICEF promove curso sobre prevenção da obesidade na infância

Médicos, enfermeiros e nutricionistas nas Unidades Básicas de Saúde de São Luís (MA) participaram das formações da Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI)

Entre os dias 13 e 14 de agosto de 2024, profissionais de saúde da capital maranhense se reuniram para participar do curso “Estratégias Integradas de Cuidado Multiprofissional na APS para o fortalecimento de Vigilância e Assistência Nutricional com foco na obesidade infantil”. O objetivo do curso é sensibilizar e instrumentalizar os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) para a realização de ações de organização e cuidado, bem como ações intersetoriais necessárias ao manejo da obesidade infantil.

A formação integra o segundo ciclo de capacitações da iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O curso foi mediado pela Instituto Desiderata.

Dados de 2023 do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) apontam que 422.853 crianças de 0 a 5 anos foram diagnosticadas com obesidade no Brasil. Na Região Nordeste, foram 174.067 diagnósticos, com um índice de 7,3%. Já o Maranhão diagnosticou 24.168 crianças, com uma taxa de 7.06% crianças obesas nessa faixa etária. Em São Luís, foram 2.034 casos (8.11%) de sobrepeso e 1.298 de obesidade (5.17%).

Participaram do curso cerca de 90 profissionais da saúde, incluindo médicos, nutricionistas e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde de São Luís que fazem parte da UAPI, divididos em duas turmas nos turnos da manhã e da tarde, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).

A formação está alinhada a um dos resultados sistêmicos da UAPI na área da saúde para a primeira infância que deve ser alcançado pelo município. Trata-se da melhoria do estado nutricional das crianças menores de 5 anos, a partir da promoção do aleitamento materno exclusivo até 6 meses de idade e alimentação saudável da criança. Essa capacitação também busca contribuir para a qualificação dos serviços e para o processo de certificação das unidades participantes da iniciativa. Até o mês de outubro estão previstas mais três capacitações.

Fonte: UNICEF

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias

plugins premium WordPress