UNICEF premia municípios baianos por avanços nas políticas infantis

Evento acontece nesta terça-feira (17), às 15h, em Salvador
Hands, happy and business people clapping hands in support of speech or presentation at tradeshow. Hand, audience and motivation from crowd training, workshop or conference for sales, growth and goal

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, às 15h, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realizará uma cerimônia de premiação dos 69 municípios baianos certificados com o Selo UNICEF (edição 2021-2024). O evento, que acontecerá no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, destacará os avanços alcançados por esses municípios ao fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes.

A premiação faz parte de um esforço contínuo do UNICEF para incentivo e apoio aos gestores públicos na implementação de programas e ações que promovam o desenvolvimento integral e a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Os municípios premiados se destacaram por suas ações nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social.

Autoridades locais, gestores públicos e representantes da sociedade civil estarão presentes para prestigiar os avanços conquistados. A premiação será uma oportunidade para reconhecer e fortalecer o compromisso para a garantia de direitos fundamentais de meninos e meninas.

Nesta edição, 236 municípios baianos fizeram a adesão ao Selo UNICEF, assumindo o compromisso de manter a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. Confira, a seguir, as principais conquistas que esses municípios alcançaram em quatro anos:

IMUNIZAÇÃO

109 municípios fizeram adesão à estratégia de Busca Ativa Vacinal (BAV), do UNICEF, para acelerar a imunização das crianças.

EDUCAÇÃO

146 municípios alcançaram suas metas de rematrícula de crianças e adolescentes na rede municipal de ensino por meio da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE), do UNICEF e 103 municípios realizaram ações de enfrentamento à cultura do fracasso escolar no Ensino Fundamental em 2023 e 2024.

HIGIENE (WASH)

115 municípios implementaram o Programa de Lavagem de Mãos nas escolas.

ATENÇÃO À PRIMEIRA INFÂNCIA

232 municípios garantiram oferta de serviços de atenção à Primeira Infância nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). 124 municípios elaboraram seus Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI), o que ajuda a explicar o desempenho acima da média dos municípios do Nordeste brasileiro neste quesito, segundo o IBGE.

1MiO

93 municípios realizaram atividades que geraram oportunidades de estágio, aprendizagem e trabalho para adolescentes e jovens.

SAÚDE MENTAL

148 municípios implementaram fluxo de atendimento em Saúde Mental e 121 municípios criaram Serviço de Apoio Psicossocial.

PROTEÇÃO CONTRA VIOLÊNCIAS

99 municípios realizaram algum tipo de campanha de prevenção e resposta às violências, 95 municípios implementaram os protocolos da Lei de Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017), evitando revitimização de crianças e adolescentes vítimas de violência e 101 municípios comprovaram ter Conselho Tutelar em condições minimamente adequadas de funcionamento.

CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

98 municípios criaram núcleos de cidadania de adolescentes (NUCAs), fortalecendo a participação de meninas e meninos nas decisões que os afetam.

POLÍTICAS SOCIAIS

105 municípios estabeleceram prioridade ao SUAS em suas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses, 923 alcançaram todas as metas e foram certificados.

Para implementar o Selo UNICEF nas regiões Norte e Nordeste do País, o UNICEF conta com as parcerias estratégicas de B3 Social, Grupo Profarma, Instituto Claro, Itaú Social e RD Saúde.

O evento será aberto à imprensa e contará com momentos de homenagem e falas de representantes do UNICEF e das administrações municipais premiadas.

Fonte: UNICEF

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias

plugins premium WordPress