Relatório do Dia de Doar aponta avanços na cultura de doação no Brasil em 2024

Campanha mobilizou mais de R$ 5 milhões em doações mapeadas, alcançou destaque na mídia e fortaleceu iniciativas comunitárias em todo o país
Helping hand of heart donor for patient in heart disease. Man give red heart to woman as couple. People lifestyle and couple romance. Healthcare and hospital medical concept. Symbolic of Valentine day

Um Brasil mais solidário está ganhando forma. É o que mostra o relatório lançado pelo Dia de Doar, campanha que vem consolidando a cultura de doação no país. Em sua edição de 2024, a iniciativa registrou um crescimento expressivo em engajamento, mobilização social e volume de recursos arrecadados, indicando que doar tem se tornado um hábito cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros.

Liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o movimento está em transição para a liderança do Movimento por uma Cultura de Doação (MCD), que assumirá oficialmente a campanha a partir de 2026. A mudança visa fortalecer a governança e ampliar a atuação em consonância com as diretrizes nacionais de engajamento cívico.

Impacto direto: mais recursos, mais iniciativas

Um dos destaques do relatório é o volume de recursos destinados a campanhas comunitárias: foram R$ 50 mil investidos por meio do Edital de Apoio à Filantropia Comunitária, beneficiando 50 das 80 iniciativas mapeadas em todo o país. Os valores foram aplicados na produção de materiais de divulgação e na realização de ações locais, com o apoio de organizações como o Movimento Bem Maior, Be The Earth Foundation, Fundação José Luiz Egydio Setubal, entre outras.

Além disso, as doações mapeadas por 16 plataformas parceiras – entre elas Benfeitoria, Catarse, iFood, Doare e Arredondar somaram mais de R$ 5 milhões. O dado faz parte do Programa de Dados, que monitora o impacto financeiro da mobilização.

Formação e engajamento

A campanha de 2024 também teve forte atuação no campo da formação e capacitação. Foram realizados 21 workshops presenciais gratuitos em todas as regiões do país, passando por cidades como Salvador (BA), Pelotas (RS) e Palmas (TO). Os encontros abordaram temas como planejamento de campanhas, engajamento de parceiros e uso estratégico das redes sociais.

Complementando a formação, houve 90 mentorias individualizadas, cinco lives no YouTube, três palestras no Festival ABCR e um curso de extensão de 20 horas na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“É fundamental essa aproximação com a academia e com a formação de profissionais e voluntários que atuam no campo, fazendo as campanhas comunitárias. A gente espalha uma cultura de doação mais efetiva e capaz de engajar cidadãos e doadores”, destacou Fernando Nogueira, diretor-executivo da ABCR e professor da FGV-SP.

Visibilidade nacional

A edição de 2024 também investiu em ampla visibilidade. A campanha foi destaque na mídia, com 895 matérias publicadas na imprensa, 24 publicações no site oficial, 177 postagens no Instagram e 15 no LinkedIn. Segundo o relatório, a equivalência publicitária da campanha foi estimada em R$ 74 milhões.

Em uma ação simbólica, 63 prédios e monumentos em todo o país foram iluminados na cor do movimento, entre eles o Cristo Redentor e o Maracanã (RJ), a Estátua do Padre Cícero (CE), o Museu das Culturas Indígenas (SP) e o Cristo Redentor de Poços de Caldas (MG). A Rede Salesiana Brasil também aderiu à ação, iluminando 52 prédios.

A edição de 2025 do Dia de Doar será no dia 2 de dezembro, seguindo a tradição de ser realizada na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças e a Black Friday. O relatório completo com os dados e aprendizados da edição 2024 está disponível em www.diadedoar.org.br.

(Redação ONG News)

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