A Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong) lançou o edital “Pajubá em movimento: Por territórios antirracistas e sem LGBTfobia”, que vai selecionar seis articuladores para atuar em diferentes regiões do país. A iniciativa integra o Projeto Pajubá, criado para fortalecer organizações e coletivos que defendem os direitos da população LGBTQIA+.
Realizado em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o edital prevê a atuação dos selecionados junto às OSCs associadas em seus territórios. Os articuladores serão responsáveis por implementar planos de enfrentamento ao racismo e à LGBTfobia, apoiar a formação de representantes das organizações e elaborar relatórios de atividades. A atuação terá duração de quatro meses, com início previsto para abril, e será remunerada por meio de contratação como pessoa jurídica.
As vagas são destinadas a pessoas que residam ou atuem obrigatoriamente nos territórios contemplados. Em São Paulo, são três oportunidades distribuídas entre a capital, a Baixada Santista (Santos ou Praia Grande) e Araraquara. O edital também prevê uma vaga para a Ilha do Marajó, no Pará (Soure ou Salvaterra), uma para Caruaru, em Pernambuco, e uma para Porto Alegre e Região Metropolitana, no Rio Grande do Sul.
As inscrições para o edital estão abertas até o dia 22 de fevereiro e podem ser feitas aqui.
(Redação ONG News)