Projeto Escadas para Nuvens abre edital para artistas periféricos

O projeto Escadas para Nuvens é uma iniciativa que visa promover a igualdade digital e a inclusão social por meio da arte, com foco em artistas da periferia de São Paulo

O projeto Escadas para Nuvens está com inscrições abertas para 12 artistas ou coletivos originários de territórios periféricos da cidade de São Paulo, que irão integrar a programação do Mural Digital da temporada 2025. As inscrições podem ser feitas entre 2 de abril e 11 de maio, até às 18h, e o edital está disponível no perfil do projeto no Instagram (@escadasparanuvens). O resultado será divulgado no mesmo canal no mês de maio.

A iniciativa, realizada na EMEF Luiz Gonzaga do Nascimento Jr. (Gonzaguinha), localizada na favela de Heliópolis, busca explorar a relação dos artistas com seus territórios e identidades. O projeto, que já teve sua primeira temporada voltada exclusivamente a artistas de Heliópolis, agora abre o edital para toda a periferia de São Paulo, selecionando seis obras da comunidade de Heliópolis e seis de outros territórios. As obras serão exibidas em um mural digital, projetado em um painel de LED, com uma diversidade de linguagens como audiovisual, grafite, dança e literatura. Além disso, os selecionados receberão R$ 2.000,00 pela participação e realizarão vivências com os alunos da EMEF Gonzaguinha no segundo semestre de 2025.

Proposto pela artista Bruna Lessa e produzido pela Bruta Flor Filmes, o projeto tem como objetivo promover a igualdade digital e o empoderamento de jovens das periferias, enfrentando as desigualdades de acesso e oportunidades por meio da arte e da tecnologia. Com o apoio da SPCINE, a iniciativa busca reduzir os abismos sociais e culturais, além de incentivar o engajamento comunitário e a difusão da arte em territórios menos favorecidos, contribuindo para a construção de um futuro mais inclusivo e autônomo.

(Redação Nota Social)

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias

plugins premium WordPress