O projeto Banho Solidário Sampa promoverá duas ações de cuidado e acolhimento a pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo neste mês de julho. As atividades acontecem no dia 13, na Praça da República, e no dia 27, no Parque Dom Pedro, sempre a partir das 10h, com a oferta de banhos quentes e itens de higiene pessoal.
Criado em novembro de 2019, o projeto já realizou mais de 5 mil banhos, beneficiando 6,2 mil pessoas. Além disso, distribuiu mais de 37 mil lanches, 51 mil peças de roupas e calçados, 3,5 mil cobertores e 4 mil livros, além de promover mais de 4 mil cortes de cabelo ao longo dos anos.
A estrutura móvel da iniciativa é um VUC (Veículo Urbano de Carga) adaptado, equipado com energia solar, água limpa, box acessível e descarte ambientalmente adequado dos resíduos. Os banhos são pensados para oferecer conforto e dignidade, inclusive para animais de estimação, que também recebem atendimento.
Mantido por doações de pessoas físicas e empresas, o projeto também promove a campanha “Adote um Banho”, por meio da qual doações a partir de R$40 garantem atendimento completo para ao menos quatro pessoas. Também é possível contribuir com itens de higiene ou roupas íntimas novas.
Para mais informações sobre o projeto, acesse aqui.
(Redação ONG News)