ONG celebra Dia Mundial da Saúde com ação de escuta empática em São Paulo

Voluntários especialistas em saúde mental estarão disponíveis para sessões gratuitas de escuta empática na Praça Oswaldo Cruz, na Av. Paulista, em São Paulo

No dia 13 de abril, das 9h30 às 13h, a ação Estar na Escuta, organizada pelo Instituto Bem do Estar oferecerá sessões gratuitas de escuta empática em São Paulo, como parte das comemorações pelo Dia Mundial da Saúde. O evento ocorrerá na Praça Oswaldo Cruz, na Av. Paulista, 48, Bela Vista, ao lado da Japan House. Voluntários especialistas em saúde mental estarão disponíveis para proporcionar momentos de acolhimento e conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental, promovendo a empatia e o apoio emocional à população.

A ação visa destacar que, assim como a saúde física, a saúde mental deve ser priorizada. Milena Fanucchi, cofundadora do Instituto Bem do Estar, destaca a importância de cultivar hábitos que favoreçam o equilíbrio emocional, apontando que ignorar sinais de estresse ou ansiedade pode levar a problemas mais graves, como a depressão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social, reforçando que todos devem olhar para a saúde mental com o mesmo cuidado que têm com o corpo. “É fundamental cultivar hábitos que promovam equilíbrio emocional e psicológico”, afirma Milena.

A escuta ativa, uma ferramenta essencial do evento, é vista por especialistas como uma maneira eficaz de promover o bem-estar emocional. Ricardo Milito, psicólogo clínico e diretor científico do Instituto Bem do Estar, explica que, na escuta empática, a pessoa recebe acolhimento e pode ressignificar suas vivências, criando novas compreensões sobre seus sentimentos. Para João Vitor Borges, psicólogo e conselheiro do Instituto Bem do Estar, a escuta ativa também é uma prática valiosa para os profissionais que participam, permitindo-lhes aprimorar suas habilidades de atenção e compreensão, enquanto contribuem para o bem-estar da sociedade.

Além de beneficiar quem recebe a escuta, a ação reforça a importância de desmistificar a saúde mental e combater o estigma que ainda persiste sobre o tema. O evento é gratuito e aberto a todos, proporcionando um momento de reflexão e acolhimento, essencial para a promoção da saúde mental em meio à correria do cotidiano.

(Redação Nota Social)

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias

plugins premium WordPress