Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) divulga nesta quinta-feira (25/09) o resultado da seleção de painéis de governos subnacionais, setor privado e sociedade civil que integrarão a programação dos Pavilhões Brasil na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Essa é uma das maneiras de participação da sociedade na cúpula, que ocorre em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro.
As propostas foram analisadas pelo Comitê Técnico responsável pelos Pavilhões do Brasil, formado pelo MMA, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Presidência da COP30, Secretaria de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Secretaria-Geral e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, e Presidência da COP30.
Os pavilhões reunirão a comunidade brasileira e internacional para diálogos sobre o enfrentamento à mudança do clima, os 30 objetivos estratégicos da Agenda de Ação, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) e o Plano Clima.
Na Zona Azul, os debates se concentrarão nas discussões voltadas à implementação da NDC do Brasil no âmbito do Acordo de Paris, em um contexto de cooperação internacional.
Na Zona Verde, terão como foco temas relevantes para a sociedade brasileira no contexto doméstico, como a implementação do Plano Clima, que será o guia das ações de enfrentamento à crise climática do Brasil até 2035.
Os eventos nos Pavilhões Brasil ocorrerão entre 10h e 19h, com duração máxima de 60 minutos.
Propostas recebidas
Das cerca de 1.270 propostas recebidas, 140 foram selecionadas na chamada coordenada pelo MMA. Em 2025, cada Pavilhão Brasil (Zona Azul e Zona Verde) contará com dois auditórios.
Na COP28, em Dubai, foram submetidas 700 propostas; já na COP29, em Baku, foram 500. O volume de propostas para a COP30 representa aumento aproximado de 81% em relação a Dubai e 154% em relação a Baku.
Para contemplar as diversas instituições interessadas, o comitê técnico organizador realizou fusões de propostas. Prevista desde o início, a medida seguiu os critérios divulgados na abertura do processo de seleção, em 8 de agosto de 2025.
Os coordenadores de painéis receberão contato de representante do MMA solicitando a confirmação dos painelistas e do moderador, e envio de informações relacionadas, como minibiografia e foto para divulgação completa da programação dos pavilhões no site do MMA.
Inscrições da Sociedade Civil
O processo de inscrições da sociedade civil para os debates nos Pavilhões Brasil registrou propostas de elevado nível e qualidade. Com o resultado e objetivo de contemplar o maior número possível de iniciativas, outras propostas não selecionadas serão convidadas a integrar as atividades autogestionadas em salas da Zona Verde. A nova lista, com cerca de 80 painéis, será divulgada até 10 de outubro, quando as organizações contempladas deverão confirmar seu interesse em participar.
Confira aqui o resultado da seleção.
Fonte: gov.br