Livro mapeia barreiras entre ONGs e bancos

E-book lançado pelo Instituto OSC Legal reúne dados, relatos e propostas para facilitar o acesso das organizações da sociedade civil ao sistema bancário

As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ainda enfrentam obstáculos para acessar serviços bancários básicos, como abrir contas, emitir boletos ou negociar tarifas. Esse é o diagnóstico central do livro Desafios e Soluções na Relação das OSC com os Bancos, lançado ontem pelo Instituto OSC Legal durante uma live no YouTube. O e-book pode ser baixado gratuitamente pelo perfil @osclegal no Instagram.

Coordenado por Lucas Seara, advogado e fundador do Instituto OSC Legal, o estudo foi elaborado com apoio do International Center for Not-for-Profit Law (ICNL) e da Inter-American Foundation (IAF), e teve a pesquisadora Jaina Barbara como responsável pelo conteúdo. O objetivo da publicação é contribuir para a melhoria da relação entre OSCs e instituições financeiras no Brasil, oferecendo um retrato fiel das dificuldades relatadas por organizações de diferentes portes, áreas de atuação e regiões do país.

Segundo dados do Ipea, o Brasil possui mais de 897 mil OSCs ativas, que geram 4,7 milhões de empregos e representam 4,27% do PIB nacional. Mesmo com essa relevância, o sistema bancário continua despreparado para lidar com a realidade dessas entidades. De acordo com a pesquisa apresentada no livro, 48% das organizações relatam dificuldades para compreender regulamentos bancários e 57% avaliam como “abaixo do razoável” o nível de transparência dos bancos sobre tarifas e encargos.

Entre os principais entraves citados estão a burocracia para abertura de contas, exigências documentais incompatíveis com a natureza sem fins lucrativos das OSCs, ausência de canais de atendimento específicos e falta de clareza sobre as cobranças. Muitas organizações também enfrentam obstáculos ao receber recursos do exterior, além de dificuldades em acessar crédito, cartões corporativos e até mesmo explicações sobre investimentos e aplicações.

O livro está organizado em dez capítulos. Após uma introdução sobre a importância do tema para a sustentabilidade das OSCs, a publicação detalha o cenário atual do setor no Brasil e os serviços bancários mais utilizados, como contas correntes e transferências. Em seguida, o estudo aprofunda os principais gargalos: barreiras de acesso, despreparo das equipes dos bancos, opacidade nas tarifas e limitações tecnológicas.

A obra também analisa a crescente atuação das fintechs, que têm oferecido alternativas mais ágeis e acessíveis, como contas digitais e emissão de boletos. Embora cerca de 62% das organizações relatem experiências positivas com essas ferramentas, ainda há desafios — como a ausência de atendimento humano em casos mais complexos e restrições legais para operações com recursos públicos.

No capítulo final, o estudo apresenta propostas práticas elaboradas pelas próprias OSCs participantes da pesquisa. Entre as demandas estão: capacitação dos funcionários bancários, revisão de documentos exigidos, criação de produtos específicos para o setor, canais de atendimento exclusivos e mecanismos de escuta permanente com as organizações.

Segundo o autor, Lucas Seara, o livro é mais do que um diagnóstico. “É um chamado à ação para que o sistema financeiro reconheça o papel estratégico das OSCs e desenvolva soluções coerentes com a sua realidade. A sustentabilidade das organizações também depende de uma relação bancária justa e funcional”, afirmou durante o lançamento.

O livro está disponível gratuitamente no link indicado pelo perfil @osclegal no Instagram.

(Redação ONG News)

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