A PepsiCo, em parceria com a Fundação PepsiCo e o Instituto Feira Preta, lançou o edital “Impacto Black” com o objetivo de identificar e impulsionar organizações sem fins lucrativos lideradas por pessoas negras.
O edital abrange diversas áreas temáticas essenciais para o desenvolvimento comunitário, incluindo a criação de oportunidades de prosperidade econômica, além do combate à fome, a agricultura urbana e/ou regenerativa, e o desenvolvimento de pessoas e comunidades negras vulneráveis.
O Impacto Black está estruturado em três funções principais: desenvolvimento organizacional e de lideranças, através da metodologia Afrolab; subsídio financeiro no valor de R$1.000.000,00, contemplando até 10 projetos com R$100.000,00 para cada organização, e também, a visibilidade de OSCs.
A abrangência do edital é nacional, permitindo que organizações de diferentes regiões do país possam participar. Para participar, é preciso atender os seguintes requisitos:
- Formalmente constituídas há pelo menos 1 ano;
- CNPJ válido e sede em território nacional;
- Formalmente registradas como pessoa jurídica sem fins lucrativos;
- Liderada por pessoas negras cuja diretoria atual, constituída por ata, seja no mínimo metade composta por pessoas negras; segundo a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O edital busca promover a equidade racial e o desenvolvimento sustentável das comunidades negras no Brasil. Além disso, é uma oportunidade significativa para as organizações que buscam fazer a diferença em suas comunidades.
As inscrições para o “Impacto Black” estão abertas até o dia 12 de agosto de 2024.
(Amanda Maciel, do Nota Social)