A Oficina Consultoria lançou o e-book “Tendências para a Gestão de Reputação 2026”, material gratuito que reúne análises estratégicas sobre os principais movimentos que devem impactar a comunicação corporativa, a reputação e a influência das organizações no próximo ano. O conteúdo é voltado a organizações sociais, lideranças, comunicadores e profissionais de marketing que atuam em um contexto marcado por policrises, aceleração tecnológica e maior cobrança por coerência entre discurso e prática.
Estruturado em nove eixos temáticos, o e-book parte do entendimento de que reputação e influência deixaram de ser ativos simbólicos para se tornarem recursos mensuráveis, com impacto direto sobre valor de mercado, atração de talentos e desempenho organizacional. O material também apresenta a visão da consultoria sobre a consolidação da chamada economia da reputação e detalha um novo modelo de atuação da agência, baseado em rede colaborativa e inteligência distribuída.
Segundo Liliane Pinheiro, CEO da Oficina, o e-book foi pensado como um guia prático. “A proposta é apoiar lideranças e equipes de comunicação a tomar decisões mais informadas em um ambiente de risco reputacional permanente, transformando influência em valor concreto para marcas e organizações”, afirma.
Entre os destaques da publicação está o Zeitgeist 2026, que introduz o conceito de “metadisrupções”, mudanças sistêmicas simultâneas impulsionadas por fatores geopolíticos, climáticos, tecnológicos e sociais. De acordo com o relatório, esse cenário exige que organizações desenvolvam capacidades antifrágeis, antecipatórias e ágeis para proteger e fortalecer suas reputações em um mundo cada vez mais multipolar e policêntrico.
O e-book também apresenta dez tendências para acompanhar em 2026, com base em estudos de referências globais como The Economist, Harvard Business Review, Gartner, Forrester, McKinsey, Kantar e Oxford University Press. Os temas abordam liderança, inteligência artificial, gestão de reputação, relações públicas, novas mídias, trabalho e emprego, além de uma curadoria cultural e de leitura.
No campo da liderança, o material aponta a crescente expectativa sobre CEOs como principais comunicadores e agentes de confiança das organizações. Já em tecnologia, destaca a expansão da inteligência artificial em escala, a resiliência como pilar de governança e a transição do SEO para o SXO, com impactos diretos sobre visibilidade e autoridade das marcas.
O “Tendências para a Gestão de Reputação 2026” está disponível gratuitamente para download no site da Oficina Consultoria.
(Redação ONG News)