Rede JP oferece proteção digital a comunicadoras negras

Novo programa da Rede de Jornalistas Pretos oferece plataforma a vítimas de discriminação e 50 vagas para formação em cibersegurança

No dia 28 de agosto, às 19h (horário de Brasília), será realizada a Live de lançamento da Rede de Proteção Digital para Comunicadoras Negras (REPCONE), a primeira plataforma na América Latina a unir cibersegurança, acolhimento e proteção jurídica para comunicadoras negras, indígenas e quilombolas. Idealizada pela ONG Rede de Jornalistas Pretos (Rede JP) – que se dedica à democratização da comunicação e participação de jornalistas negros nessa área –, a iniciativa também prevê ações regionais, campanhas de conscientização e articulações para que nenhuma jornalista negra se sinta sozinha em situações de discriminação, racismo e violência digital.

Com transmissão ao vivo nos canais da Rede de Jornalistas Pretos do YouTube (youtube.com/@jornalistaspretosoficial) e Instagram (@jornalistaspretos/), o evento de lançamento contará com a participação de Kátia Brasil, da Amazônia Real; Luciana Barreto, da TV Brasil; Sofía Carrillo , da Red de Periodistas Afrolatinos; Wesley Santana, presidente da ANAN em Sergipe; Angela Chukunzira, Pesquisadora da Mozilla Foundation; e Marcelle Chagas, coordenadora geral da Rede JP e Mozilla Fellow. 

O acesso à REPCONE será gratuito e suas usuárias terão acesso a acolhimento e apoio psicossocial, em caso de violência online. Segundo Marcelle, o suporte também incluirá proteção jurídica, com orientação e defesa legal em casos de ataques virtuais. Para isso, a rede contará com a colaboração de especialistas em cibersegurança e em defesa dos direitos humanos.

O lançamento da REPCONE também marca a abertura das inscrições para um programa que oferecerá 50 vagas para comunicadoras de toda a América Latina, que receberão um treinamento especializado em cibersegurança, materiais educativos, orientação psicológica e apoio jurídico. As informações sobre o processo seletivo serão dadas durante a Live. 

O REPCONE é uma ação elaborada pela Rede JP em parceria com a Mozilla Foundation e o instituto Elas.

Saiba mais em redejpcomunicacao.org.

(Redação ONG News)

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias

plugins premium WordPress