CVV reforça prevenção ao suicídio

O lema escolhido para 2024 é “Atenção aproxima as pessoas”

O movimento Setembro Amarelo foi lançado em 2015 com o Centro de Valorização da Vida – CVV como um dos seus principais mobilizadores. A iniciativa busca contribuir com a quebra de tabus e a prevenção do suicídio no Brasil. O lema escolhido para este ano é “Atenção aproxima as pessoas”. O objetivo é conscientizar e promover a tônica de que um olhar atento, acolhedor e solidário pode fazer a diferença em meio às ocupações do dia a dia.

Com a campanha cada vez mais consolidada, o CVV busca agora ampliar o número de ações voltadas à conscientização da importância de se ouvir de forma empática, pautando a importância não apenas do cuidar de si, mas também do acolhimento de pessoas que fazem parte da convivência.

A escolha de setembro para promover o Movimento Setembro Amarelo está diretamente ligada ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que ocorre no dia 10. O Movimento é uma iniciativa comunitária que conta com a participação ativa de membros e entidades da sociedade civil em geral, não se limitando ao CVV, embora este seja uma das primeiras organizações a trazer à tona o debate sobre a prevenção do suicídio no Brasil.

Sobre o suicídio
O suicídio é considerado um problema de saúde pública. Em 2021, segundo o Ministério da Saúde, foram 15.507 mortes, uma média de 42 por dia, mais do que as registradas por HIV e muitos tipos de câncer.

*Se precisar conversar ligue 188 ou acesse https://cvv.org.br/.

Fonte: CVV

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias

plugins premium WordPress