Conheça o Comitê Científico do Festival ABCR 2026

O Comitê Científico do Festival ABCR é responsável pela curadoria técnica e pela definição dos conteúdos que irão compor o evento
Divulgação

A ABCR já tem a composição do Comitê Científico do Festival ABCR 2026, responsável pela curadoria técnica e pela definição dos conteúdos que irão compor a programação do principal evento de captação e mobilização de recursos do país.

O Comitê Científico é formado por profissionais voluntários e tem papel central na construção do Festival ABCR, atuando na definição dos eixos temáticos, na avaliação das propostas de palestras submetidas por meio de edital e na garantia da qualidade, diversidade e relevância dos conteúdos apresentados ao público.

A formação do grupo reflete a diversidade regional e de trajetórias profissionais presentes no campo da captação de recursos no Brasil. Para a edição de 2026, o Comitê Científico é composto por:

  • Rafael Vargas (RO) – Presidente do Comitê (ABCR 1332)
  • Amanda Fazano (SP) (ABCR 4735)
  • Andréa Peçanha (SP) (ABCR 3173)
  • Carla Nóbrega (SP) (ABCR 0003)
  • Daniele Torres (SP) (ABCR 0012)
  • Danilo Jungers (SP) (ABCR 3261)
  • Eduardo Filho (PR) (ABCR 0110)
  • Eduardo Massa (SP) (ABCR 8046)
  • Fagna Freitas (BA) (ABCR 1011)
  • Luis Donadio (RJ) (ABCR 6525)

“Neste ano, o Festival ABCR 2026 promete ser marcado por reflexões inovadoras, cases de sucesso inspiradores e tendências revolucionárias em captação de recursos. Queremos impulsionar o setor a atuar com ainda mais criatividade, impacto social e coragem para transformar realidades. Nosso objetivo como Comitê Científico é reunir profissionais, gestores, acadêmicos e representantes do terceiro setor de todas as regiões do Brasil, promovendo uma troca rica de conteúdo, insights práticos, experiências transformadoras e debates que estimulem a inovação e a criatividade”, afirma Rafael Vargas.

Edital de palestras

Pessoas interessadas em palestrar no Festival ABCR já podem enviar suas sugestões. Integrante do Comitê Científico, Carla Nóbrega dá algumas dicas para quem deseja enviar propostas. “Uma dica importante é que as pessoas se sintam à vontade para propor palestras baseadas em lições aprendidas, inclusive a partir de experiências que não foram bem-sucedidas em um primeiro momento. Muitas vezes existe constrangimento em compartilhar esses casos, mas os aprendizados gerados nesses processos são extremamente valiosos para outros captadores e organizações. Compartilhar erros e acertos é um gesto de generosidade com o campo e contribui para o fortalecimento coletivo da captação de recursos no Brasil”.

Outra orientação de Carla é evitar a repetição de conteúdo nas diferentes seções do formulário de inscrição. “Um erro comum é usar o vídeo para apresentar o próprio currículo, quando já existe um espaço específico para isso. O vídeo é uma oportunidade preciosa para explicar o conteúdo da palestra e ajudar o avaliador a compreender claramente a proposta”.

Por fim, ela recomenda indicar onde as informações e resultados apresentados podem ser comprovados, como por exemplo no site da organização. “Em edições anteriores, algumas propostas acabaram ficando de fora pela ausência de referências ou evidências dos resultados apresentados”, conclui.

O Festival ABCR 2026 será realizado nos dias 3 e 4 de setembro, em São Paulo, e reunirá profissionais de todo o país para dois dias de capacitação, troca de experiências e debate sobre os desafios e tendências da captação de recursos. As masterclasses estão marcadas para os dias 5 e 6 de setembro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site even3.com.br/festival-abcr-2026-605403.

Fonte: ABCR

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias

plugins premium WordPress