A Afesu (Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários), localizada em São Paulo – SP, está com inscrições abertas para seus cursos gratuitos e presenciais do segundo semestre de 2025. As formações, com foco na inserção no mercado de trabalho, abrangem áreas como tecnologia, energias renováveis, desenvolvimento web, gastronomia, gestão e empreendedorismo.
Voltadas exclusivamente ao público feminino entre 7 e 25 anos, as formações oferecidas pela Afesu incluem apoio escolar, cursos técnicos e profissionalizantes. A proposta da instituição é combinar capacitação técnica com desenvolvimento humano e competências socioemocionais, estimulando a autoestima e a liderança entre jovens mulheres.
Segundo a diretora executiva da instituição, Sonia de Almeida, a proposta é ampliar oportunidades reais de transformação social por meio da educação. “Ao capacitar meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade, estamos ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho e criando perspectivas de vida para elas e suas famílias”, afirma.
CURSOS OFERECIDOS
Cada unidade oferece uma grade específica de cursos, sempre alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e adaptada para o contexto local:
- Afesu Morro Velho (Jardim Taboão): destaque para os cursos de Tecnologia Básica e Novas Tecnologias, em parceria com o SENAI, voltados a alunas do Ensino Médio, com certificado reconhecido. Também são oferecidos os projetos Aprender (Ensino Fundamental) e Primeiro Emprego.
- Afesu Moinho (Granja Viana – Cotia): oferece o curso de Desenvolvimento Web para estudantes do Ensino Médio, com 410 horas, além de trilhas em Gastronomia, Empreendedorismo, Turismo e Eventos. O Projeto Vida atende alunas do 6º ao 9º ano do Fundamental com aulas nos períodos da manhã e tarde.
- Afesu Veleiros (Vila Missionária): conta com formação em Energias Renováveis para jovens de 16 a 18 anos, além de cursos como Desenvolvimento Web, Tecnologia Básica e Gestão de Tecnologia Aplicada, também com parceria do SENAI. O curso Empreendedorismo na Gastronomia atende estudantes do 9º ano ao Ensino Médio.
Todos os cursos são gratuitos e oferecem certificado de conclusão. Para se inscrever, acesse aqui.
(Redação ONG News)