Associação Ambientalista Copaíba recebe visita do WRI

Membros do WRI Global e do WRI Brasil acompanharam membros da associação em zonas de restauração e produção de mudas nativas da Mata Atlântica
Preserved patch of Atlantic rainforest in the Serra dos Órgãos National Park, Guapimirim, Rio de Janeiro state, Brazil

Reconhecido como uma das principais iniciativas do panorama global a desenvolver estudos e implementar soluções para que as pessoas tenham o essencial para viver, para proteger o meio ambiente e para restaurar a natureza, em prol do equilíbrio do clima e da formação de comunidades resilientes, o World Resources Institute (WRI) esteve presente — através de dezenas de seus membros — na sede da Associação Ambientalista Copaíba, ao longo da última semana. 

A visita teve como objetivo levar os membros estrangeiros do WRI a ter o primeiro contato com a Mata Atlântica e, a todos os demais presentes, a conhecer as iniciativas da Copaíba nas frentes de restauração ecológica e de produção de mudas nativas. Durante a visitação, os participantes tiveram acesso à apresentação institucional da Copaíba; conheceram as formas de restauração e as fases da implantação de áreas degradadas; assistiram e participaram da produção de mudas, e foram apresentados a programas parceiros da instituição, como o Projeto Verde Mel, realizado em parceria com o Programa Raízes do Mogi Guaçu.

A Secretária Executiva e Coordenadora do Viveiro da Copaíba, Flávia Balderi destaca que esse tipo de ação motiva as organizações a aprimorar suas práticas e ampliar seu impacto de forma conjunta, além de demonstrar a cada vez mais pessoas como a restauração pode ser aliada do desenvolvimento sustentável, gerando benefícios ambientais, sociais e econômicos.

“É uma honra para nós, da Associação Copaíba, receber o WRI Global e o WRI Brasil para essa visita tão significativa. A restauração da Mata Atlântica é um desafio urgente e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de transformar paisagens degradadas em ecossistemas vivos e produtivos. Nosso trabalho é mais do que plantar árvores; é resgatar a biodiversidade, proteger os recursos hídricos e fortalecer comunidades que dependem diretamente da floresta”, pontua a membro da Copaíba.

Organizações que tiverem interesse em conhecer as iniciativas da Copaíba, podem entrar em contato com a associação através do canal: (19) 99953-8382. 

Saiba mais sobre o programa em copaiba.org.br/restauracao-florestal/.

Sobre a Copaíba

Criada em 1999 por um grupo de amigos que se preocuparam com a degradação da Mata Atlântica no município de Socorro-SP, a Associação Ambientalista Copaíba é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e que atua em 19 municípios da região leste do Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais. Atualmente, a associação promove projetos e programas de restauração ecológica; produção de mudas nativas; iniciativas de educação ambiental e participação em políticas públicas. Ao todo, são mais de 4 milhões de mudas produzidas, 380 proprietários parceiros, 713 hectares restaurados e 40 mil participantes das vivências de Educação Ambiental. Saiba mais em https://copaiba.org.br/

(Assessoria de Imprensa)

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias

plugins premium WordPress