A missão do ONG News

O ONG News completa seis meses dando voz às organizações sociais e promovendo uma cobertura jornalística comprometida com a verdade e a justiça social

*Por Adriana Souza

Já se vão seis meses desde que o portal ONG News entrou no ar. Trata-se de um projeto de jornalismo independente e digital dedicado exclusivamente à cobertura das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e demais instituições do Terceiro Setor.

Com uma linha editorial voltada para a visibilidade de iniciativas sociais no Brasil e no mundo, nosso portal busca preencher uma lacuna deixada pela grande imprensa, que costuma reservar pouco espaço para reportar a atuação das mais de 800 mil ONGs brasileiras.

Nossa história começou em 2024, quando adotávamos o nome Nota Social, com a proposta de ser uma agência de notícias para distribuir conteúdo gratuito sobre o tema. Por meio do desenvolvimento de um API (sigla para Interface de Programação de Aplicações), hoje é possível que qualquer site ou plataforma criada pelo WordPress possa se comunicar com o portal ONG News e capturar os dados, isto é, as notícias, de forma automática.

Alguns portais de notícias deste segmento – como o Nossa Causa, Escola Aberta do Terceiro Setor e Rede Filantropia, por exemplo – já reproduzem os textos e os artigos do ONG News como uma estratégia de ampliar seus conteúdos, já que publicamos pelo menos cinco novas notícias diariamente. Tudo isso de forma gratuita, pois entendemos que, quanto mais os veículos digitais de jornalismo republicarem as matérias sobre o trabalho das ONGs, maior será a credibilidade sobre o Terceiro Setor. Aliás, quem se interessar em reproduzir nossa página no seu site, basta entrar em contato no e-mail: parcerias@ongnews.com.br para ensinarmos como aplicar o API.

Mantido atualmente pelo Instituto Pauta Social – associação sem fins lucrativos criada para melhorar a comunicação de projetos sociais que não podem arcar com os custos de serviços terceirizados –, o ONG News é também uma resposta à onda de ataques contra as organizações da sociedade civil. Casos isolados de irregularidades cometidas por parlamentares com o uso de instituições sem nenhum comprometimento com a filantropia, têm sido usados para generalizar e criminalizar todo o segmento.

É o caso da série de reportagens publicadas pelo portal UOL sob o título “Farra das ONGs”, sobre um esquema de desvio de recursos públicos por meio de emendas parlamentares. Ora, se um político usa uma entidade laranja que, para assegurar a falcatrua, mantém um CNPJ de associação sem fins lucrativos, por que culpar as ONGs pela ocorrência dessa farra? Não seria mais justo chamar a reportagem de Farra dos Parlamentares?

As ONGs têm um papel crucial na garantia dos direitos humanos, combate às desigualdades, preservação do meio ambiente e promoção de justiça social no Brasil. São elas que levam a voz da sociedade aos debates com os legisladores para que eles implementem políticas públicas voltadas ao bem-estar da nação. Ao lado dos demais movimentos sociais, coletivos e projetos nas periferias – muitas vezes, atuando de modo informal – são elas que garantem a presença do Estado onde ele não chega. E fazem isso com ética, profissionalismo e muito comprometimento.

Para manter seu conteúdo gratuito e aberto à reprodução em qualquer site, o ONG News precisa do apoio de leitores e parceiros para continuar existindo. Seu objetivo é fortalecer a credibilidade de brasileiros e brasileiras que vivem para ajudar o próximo, contribuindo para uma cobertura jornalística mais justa sobre o Terceiro Setor – um segmento responsável por 4,3% do PIB nacional e por quase 6% dos postos de trabalho formais no País.

*Adriana Souza Silva é jornalista com Pós-Graduação em Negócios Sociais. Atua há dez anos como empreendedora na área de Comunicação do Terceiro Setor, fazendo assessoria de imprensa para diversas ONGs do Brasil. Iniciou a carreira trabalhando dez anos como repórter na Folha de São Paulo, revistas VEJA e IstoÉ e TV Cultura.

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias

plugins premium WordPress