2º Simpósio Internacional de Educação Infantil recebe inscrições

O simpósio será realizado no dia 7 de outubro, no Centro de Difusão Internacional da USP, em São Paulo
Imagem Canva

A Fundação Bracell promove, no dia 7 de outubro, o 2º Simpósio Internacional de Educação Infantil, no auditório do Centro de Difusão Internacional da USP, em São Paulo (SP). O evento gratuito reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater políticas públicas voltadas à primeira infância, etapa considerada estratégica para o desenvolvimento social do país.

Entre os nomes confirmados estão Dana McCoy, professora de Harvard e referência em desenvolvimento humano e educação urbana, e Susan Fuhrman, professora emérita da Universidade de Columbia. Também participam representantes do MEC, UNICEF, Inep, Todos Pela Educação, além de instituições da sociedade civil e do campo acadêmico.

De acordo com Eduardo de Campos Queiroz, diretor-presidente da Fundação Bracell, o encontro busca consolidar-se como espaço anual de mobilização em defesa da educação infantil. “A presença de especialistas renomados e a parceria entre governo, sociedade civil, academia e organismos internacionais reforçam a importância de priorizar essa etapa. Este segundo simpósio é uma contribuição concreta para avançarmos na defesa da educação infantil de qualidade”, afirmou.

A programação prevê painéis sobre temas como priorização da educação infantil; dados e evidências para políticas públicas; práticas pedagógicas; ganho de escala em políticas já implementadas; e o papel do regime de colaboração entre estados e municípios.

Para Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil, a desigualdade começa quando não se reconhece a necessidade de políticas diferenciadas para bebês e crianças em contextos diversos. “Se quisermos garantir os direitos de todos, especialmente dos mais vulneráveis, precisamos que a oferta de educação infantil considere e enfrente essas diferenças”, destacou.

O simpósio é resultado de uma articulação entre a Fundação Bracell, Ministério da Educação, UNICEF, Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do IEA/USP, Fundação Van Leer, Itaú Social e o David Rockefeller Center for Latin American Studies de Harvard.

Serão disponibilizadas 400 vagas presenciais e as inscrições podem ser feitas aqui.

(Redação ONG News)

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias

plugins premium WordPress